O emulador de Nintendo 3DS Citra chegou oficialmente neste fim de semana ao Android. O aplicativo foi lançado no Google Play ainda em fase experimental, permitindo à maioria dos celulares o acesso a rodar ROMs dos jogos do portátil.

O aplicativo está disponível como “acesso antecipado”, o que significa que os desenvolvedores esperam bugs e falhas e que cabe aos usuários ajudar a equipe a detectar esses problemas para que eles sejam corrigidos antes do lançamento final.

O Citra é um dos emuladores mais populares para jogos de 3DS nos computadores, mas sua chegada ao Android demorou devido ao desenvolvimento intermitente. Vários aplicativos não-oficiais chegaram a ser distribuídos para a plataforma, mas nunca com a chancela dos desenvolvedores originais, como aponta o site Android Police.

Com sua chegada oficial, o aplicativo conta com alguns recursos interessantes. O emulador é capaz de utilizar a câmera frontal do smartphone como se fosse a do console, utilizar o teclado do sistema para realizar o input de texto nos jogos e até mesmo usar o acelerômetro do celular para transformar o movimento do aparelho em comandos no game.

publicidade

O emulador está disponível gratuitamente, mas os desenvolvedores pedem que, se possível, os interessados comprem o pacote “Premium” para compensar o trabalho. A edição paga habilita recursos cosméticos, como um modo escuro e filtros adicionais de texturas.

Eles também apontam que o emulador não vem com nenhum jogo de 3DS, e que os jogadores interessados em utilizar devem fazer o “dump” de cartuchos próprios para poder fazer uso legal do aplicativo.