EnglishPortugueseSpanish

A empresa de telecomunicações australiana Telstra começou a testar a tecnologia de telefonia móvel 5G na frequência de 26 GHz, que promete ser até oito vezes mais rápida que o 4G. A Ericsson, empresa por trás da rede da Telstra, informou que em testes de laboratório alcançou velocidades de até 4,3 gigabits por segundo.

A empresa já investiu mais de US$ 8 bilhões em sua rede móvel, e os testes recentes vêm à medida que se prepara para o próximo leilão do espectro 5G na onda milimétrica (mmWave), programado para o início de 2021.

publicidade

A grande largura de banda do mmWave – com frequências entre 24 e 60 GHz – permite uma maior capacidade de transmissão em pequenas áreas, ideal para comunicações sem fio de alta velocidade, particularmente em regiões de alta densidade, como estações de trem, estádios e outros locais com alta concentração de pessoas usando seus dispositivos móveis.

O 5G de espectro mais baixo (atualmente 3,6 GHz) é cerca de duas vezes mais rápido que o 4G, mas, usando o espectro mais alto, o 5G pode ser significativamente mais rápido – embora limitado a uma distância menor. As velocidades mais altas e o menor atraso nas comunicações trarão ainda mais benefícios para o mercado corporativo do que para o usuário final, especialmente em aplicações que exigem comunicação máquina a máquina, como na agricultura, ou para computação em nuvem.

Via: The Guardian