Infelizmente o clima não permitiu, e a SpaceX teve de cancelar o lançamento de sua primeira missão tripulada 17 minutos antes do lançamento. A companhia fundada por Elon Musk estava prestes a fazer história e se tornar a primeira empresa comercial a colocar astronautas em órbita, com o lançamento de uma cápsula Crew Dragon a bordo de um foguete Falcon 9 a partir da base aérea de Cabo Canaveral, na Flórida.

Os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley foram até a histórica plataforma de lançamento 39A, a mesma usada para lançar a Apollo 11 rumo à Lua em 1969, a bordo de dois Tesla Model X brancos, produzidos pela outra empresa de Musk. Nos 20 minutos da viagem ouviram Back in Black, do AC/DC, Garota de Ipanema, de Tom Jobim, e o Hino Nacional norte-americano.

publicidade

Nos EUA, Garota de Ipanema é conhecida como “música de elevador” por causa de uma cena do filme “Os Irmãos Cara-de-Pau”, e foi escolhida como referência à espera de cerca de duas horas que os astronautas teriam sentados dentro da cápsula, antes da decolagem.

Reprodução

publicidade

Doug Hurley e Bob Behnken, prestes a embarcar em um Tesla Model X rumo à plataforma 39A. Fonte: Nasa

Por precaução devido à pandemia de Covid-19 poucas pessoas estiveram presentes, com a Nasa recomendando que o público assista ao lançamento de casa e a imprensa reduza o número de sua equipe e mantenha o distanciamento social recomendado de 2 metros entre as pessoas, inclusive entre repórteres e entrevistados.

publicidade

Entretanto, ao menos dois convidados ilustres estiveram presentes: o presidente norte-americano Donald Trump e o vice-presidente Mike Pence, que em sua chegada ao Cabo Canaveral sobrevoaram a plataforma 39A a bordo do Air Force One, o avião presidencial dos EUA.

Infelizmente, condições climáticas não favoráveis fizeram o lançamento ser cancelado 17 minutos antes do lançamento, durante o abastecimento do foguete com combustível. Até o momento do cancelamento, tanto a Dragon quando o Falcon 9 estavam funcionando perfeitamente.

publicidade

A próxima janela para o lançamento será neste sábado, 30 de maio, às 16h22 (horário de Brasília).