Nesta segunda-feira (31), a Receita Federal começou a fazer os depósitos do quarto lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2020. Esse crédito bancário é destinado para 4.479.172 contribuintes, tendo no total o valor de R$ 5,7 bilhões.

Já o processo para consultar a restituição do imposto de renda pode ser feito através do computador ou celulares com o Android e iOS (sistema do iPhone). A seguir, confira como fazer a consulta do quarto lote da restrituição do IRPF 2020.

Importante

Além dos métodos descritos com o passo a passo logo abaixo, quem preferir, também pode conferir a situação da restituição do imposto de renda pessoa física pelo “Receitafone” ao ligar para o número 146.

Caso o valor não tenha sido creditado corretamente, o contribuinte pode ir até qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para uma de suas centrais de atendimento.

publicidade

Como fazer a consulta da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 pelo computador

O processo para fazer a consulta da restituição do Imposto de Rende Pessoa Física 2020 no PC é bem simples e não requer a instalação de nenhum programa, uma vez que todo o processo pode ser feito através do próprio site da Receita Federal. Confira:

1. Acesse o site da Receita Federal através deste link;

2. Na página carregada, preencha os dados solicitados que se referem ao seu CPF, data de nascimento, código captcha e o ano do imposto de renda. Então, clique em “Consultar”;

Reprodução

3. Na próxima página, você já pode conferir se houve ou não a sua restituição.

Reprodução

Como fazer a consulta da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 celular

O processo para verificar a situação de sua restituição com o celular também é bem simples de ser realizado, mas é sugerido que você utilize um aplicativo oficial da Receita para isto. Confira:

1. Acesse a Google Play ou a App Store e realize o download do aplicativo Pessoa Física;

2. Abra o aplicativo normalmente e conceda a permissão solicitada para que ele tenha acesso a seus arquivos;

Reprodução

3. Selecione a opção “Consulta Restituição”, digite o número de seu CPF e selecione o ano de 2020. Então, toque no ícone da “lupa”;

Reprodução

4. Aguarde ele realizar a consulta e veja o seu resultado.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como consultar se a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 está disponível em sua conta.