Imagine estar em casa numa boa e, de repente, fazer uma descoberta arqueológica. Sim, isso aconteceu com um casal norueguês que encontrou, na semana passada, uma tumba da era viking. Agora, arqueólogos acharam um esqueleto no local, com características, no mínimo, curiosas.

“Encontramos vários ossos e ossos de um humano”, disse o arqueólogo Jorn Erik Henriksen, da Universidade de Tromso, à emissora estatal norueguesa NRK. “Os ossos grandes foram afetados por algum tipo de violência, e não podemos dizer o que é. Um distúrbio ou evento ocorreu depois que o corpo foi enterrado”, acrescentou.

publicidade

A casa em que foi descoberto o túmulo fica em Bodo, no norte da Noruega. Mariann Kristiansen e seu marido removiam o piso da residência para instalar um isolamento, quando encontraram muitas pedras, uma conta de vidro, e depois, um machado viking.

Reprodução

publicidade

Túmulo da era viking em casa da Noruega. Foto: Nordland County

Henriksen disse que sua equipe ainda não realizou a datação por carbono, técnica que poderia confirmar a idade da tumba, e ainda não determinou o sexo da pessoa enterrada, mas confirmou que acredita que a sepultura seja da era viking.

publicidade

Ainda segundo o arqueólogo, todos os ossos maiores do esqueleto foram quebrados. Além do esqueleto, foi encontrada uma faca no túmulo. “Não sabemos quando a sepultura foi feita, mas tudo indica que isso deve ter acontecido muito antes da casa ser construída em 1914”, afirmou, acrescentando que não parecia que a pessoa enterrada pertencia aos altos escalões da sociedade. Curioso, não?

 Via: The Local 

publicidade