As montadoras de veículos de diversas partes do mundo estão cada vez mais pressionadas a encontrar maneiras mais ecológicas de alimentar seus carros. Isso está levando muitas delas a abolir o motor de combustão. Uma delas é a BMW, que não deixa essa situação abalar seus negócios. A empresa trabalha em um M5 totalmente elétrico, que chegará às ruas em cinco anos.

Segundo informações da CAR Magazine, o BMW M5 de 2024 terá especificações para competir com o Tesla Model S, assim como qualquer outro sedã de alto desempenho.

O veículo terá uma configuração de três motores, sendo dois de 250 kW na traseira e um na frente, totalizando 750 kW de energia elétrica. Em termos convencionais, isso equivale a 1.006 cavalos de potência. O trem de força será capaz de levar o carro de zero a 100 km/h em 2,9 segundos.

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O atual BMW M5, que produz cerca de 600 cavalos com um motor 4.9L V8, será remodelado no próximo ano. Imagem: Wikimedia – CC

Usando baterias parecidas com bolsas, em vez dos formatos cilíndricos usados pela Tesla, o novo M5 terá um alcance estimado em 700 km. No entanto, só saberemos um valor mais preciso após os testes na vida real.

O veículo também será equipado com uma bateria de 135 kW capaz de carregar em 350 kW. Os carros da Tesla, por exemplo, só conseguem extrair até 250 kW em um Supercharger. Este tipo de carregador tem em todo o mundo, mas em pouca quantidade. No Reino Unido e na Irlanda, por exemplo, são apenas nove carregadores de 350 kW. A esperança da BMW é que, até 2024, mais estações de carregamento estejam disponíveis.

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Mapa mostra todos os pontos de recarga de 350 kW no Reino Unido e Irlanda. Imagem: Zap-Map

Todos esses elementos devem preocupar a Tesla. Além de o M5 ser um carro icônico da BMW, uma versão elétrica bem executada certamente atrairá uma grande quantidade de compradores preocupados com a poluição no mundo.

Apesar disso, a Tesla tem um plano. A empresa de Elon Musk ainda é cautelosa, mas sabe-se que a marca trabalha em um sistema de transmissão de alto desempenho chamado Plaid. Ele deve ser uma instalação de três motores, com uma bateria de 130 kW, produzindo 800 cavalos de potência. Isso colocaria a empresa em pé de igualdade com a BMW.

Será interessante ver o desenrolar dessa luta de sedãs 100% elétricos. Com dois veículos similares, essa batalha será vencida em termos de oportunidade de recarga, dinâmica de direção e qualidade de construção.

Via: The Next Web