Marte, por si só, já é fascinante. No entanto, de acordo com pesquisas recentes, o Planeta Vermelho pode ter sido ainda mais deslumbrante. Isso porque evidências encontradas em Deimos, a menor das duas luas marcianas, indica que o planeta já teve um anel ao seu redor.

A pequena lua está em órbita com uma ligeira inclinação em relação ao equador de Marte – isso pode ser resultado de eventos gravitacionais causados por um anel planetário. Apesar de curiosa, a descoberta não é tão incomum.

Quando pensamos em anéis nos planetas, nossa mente vai direto para Saturno. No entanto, uma parte dos corpos presentes no Sistema Solar também o possuem – Urano, Netuno e Júpiter, além do anão Haumea e os centauros Chiron e Chariklo.

No passado, Marte pode ter tido anel semelhante ao de Saturno. Foto: Elen11

Em 2017, pesquisadores teorizaram que Marte teve um anel ao seu redor. Para provar isso, eles conduziram simulações envolvendo Phobos, a maior lua do planeta. A descoberta apontou que, após o impacto de asteroides com o Planeta Vermelho, detritos gerados formaram o aro no local. O estudo recente adiciona Deimos ao evento – e ajuda a provar os resultados anteriores.

“O fato de a órbita da lua de Marte não estar exatamente no plano do equador foi considerado sem importância, e ninguém tentou explicar o fenômeno. O que fizemos foi olhar com novos olhos. A inclinação orbital de Deimos revelou seu grande segredo”, disse Matija Ćuk, um dos autores do estudo e membro do Instituto SETI.

Previsão futura

Os pesquisadores também observaram algo incomum ocorrendo com Phobos. De acordo com eles, a lua está se aproximando de Marte 1,8 centímetro por ano. Se isso se mantiver, em 100 milhões de anos a aproximação será tamanha que o Planeta Vermelho poderá destruí-la.

Muitos dos detritos gerados podem formar um anel em volta de Marte. No entanto, também pode originar uma nova Phobos, menor e mais nova, que pode ser empurrada para longe pelo planeta.

Em 2024, a Agência Espacial Japonesa (Jaxa) planeja enviar para Phobos uma sonda com o objetivo de coletar amostras da superfície e trazê-las para a Terra. O material extraído pode ajudar a estimar a verdadeira idade da lua e se esse processo de impacto com Marte aconteceu em algum outro momento.