EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Desde que o novo coronavírus se espalhou pelo mundo, diversos sintomas foram ligados à Covid-19. Após autopsiar o corpo de um paciente fatal, médicos suíços podem ter encontrado o motivo desses sintomas tão diversos: o vírus ataca e causa lesões nos vasos sanguíneos. Segundo uma nova hipótese definida por pesquisadores, essa é uma “segunda fase” fatal da doença, que ocorre cerca de uma semana após a hospitalização.

Peter Carmeliet, biólogo vascular e coautor do artigo, afirma que a chave para isso acontecer é o dano direto e indireto às células endoteliais que revestem os vasos sanguíneos, principalmente nos pulmões. Ao atacar essas células, o vírus faz com que o sangue vaze e coagule, provocando inflamações por todo o corpo. Isso pode explicar por que pacientes com obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares são mais afetados, visto que já possuem essas células comprometidas.

publicidade

ReproduçãoLesão nos vasos sanguíneos pode ser responsável por segunda onda fatal em pacientes. Foto: iStock

Para o patologista Frank Ruschitzka, essa hipótese também pode explicar os casos de jovens sem fator de risco que ficam gravemente doentes. Esses pacientes podem ter coágulos não diagnosticados ou um distúrbio autoimune, causado pela inflamação de defesa essencial para a doença que envia a chamada “tempestade de citocina” e leva o corpo dos pacientes ao choque, o que amplifica os efeitos da infecção.

Se essa hipótese for confirmada, uma série de medicamentos específicos, como as estatinas, pode atenuar ou até mesmo interromper essa “segunda fase” fatal da Covid-19. Dezenas de estudos já investigam o papel das inflamações e coagulação na gravidade da doença em alguns pacientes, principalmente na Europa e nos Estados Unidos.

Via: Science

publicidade