EnglishPortugueseSpanish

A Alemanha anunciou que obrigará todos os postos de gasolina do país a oferecer carregamento para carros elétricos. A mudança pode impulsionar a demanda por veículos do tipo, como parte do plano alemão de recuperação econômica de 130 bilhões de euros.

O anúncio segue um plano francês de aumentar as vendas de carros elétricos, anunciado na semana passada pelo presidente Emmanuel Macron.

publicidade

Como parte do estímulo do governo da Alemanha, 2,5 bilhões de euros serão gastos na produção de células de bateria e infraestrutura de carregamento, um campo em que as principais empresas de petróleo, serviços públicos e montadoras, incluindo Shell, Engie e Tesla estão disputando o domínio.

Reprodução

Alemanha possuía, em março, 27.730 estações de carregamento. Foto: Reprodução

Demanda por carros elétricos

A demanda dos clientes por carros elétricos foi restringida por preocupações com a gama operacional limitada de veículos. Na Alemanha, os carros elétricos representaram apenas 1,8% dos registros de carros novos de passageiros em 2019, com os carros a diesel e a gasolina respondendo por 32% e 59,2%, respectivamente.

Em março deste ano, a Alemanha possuía 27.730 estações de carregamento de carros elétricos, de acordo com a BDEW, associação alemã para o setor de energia e água. Para alcançar um mercado de massa, são necessárias pelo menos 70 mil estações de carregamento e 7 mil estações de carregamento rápido.

Via: Reuters