O Ministério da Saúde divulgou que vai alterar a forma como divulga os dados sobre a pandemia do novo coronavírus. A partir desta semana, uma plataforma interativa vai mostrar os números de casos e mortes por data de ocorrência e de forma regionalizada.

“O uso da data de ocorrência (e não data de registro) auxiliará a se ter um panorama mais realista do que ocorre em nível nacional e favorecerá a adoção de medidas mais adequadas para o enfrentamento da Covid-19”, diz o comunicado divulgado no último domingo (7).

Editorial: O Olhar Digital e os números da Covid-19

Além da nova plataforma, o governo vai disponibilizar um boletim semanal, todas as terças-feiras. A apresentação será feita durante uma reunião técnica com a participação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Reprodução

publicidade

Números de casos e mores serão divulgados de forma regionalizada. Foto: Ministério da Saúde

A medição deve ser feita considerando os números de domingo a sábado, seguindo a convenção internacional, e servirá para comparar os dados e acompanhar a evolução da transmissão da doença.

De forma paralela, foi criada uma base de dados abertos, o OpenDatasus, para divulgar informações sobre a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e síndrome gripal leve relacionadas à Covid-19. Além disso, o próprio Conass disponibilizou em seu site um painel próprio com dados atualizados sobre os casos da doença no país.

Via: Agência Brasil