O Facebook está processando 12 domínios registrados pela empresa indiana Compsys Domain Solutions Private Ltd pelo uso de URLs “impostoras” similares às de seus serviços, que poderiam induzir um usuário ao erro e facilitar golpes como phishing.

Entre os domínios registrados estão facebook-verify-inc.com, instagramhjack.com e videocall-whatsapp.com. Segundo Christen Dubois, Diretora de Litigação no Facebook, “buscamos regularmente por nomes de domínios e apps que infringem nossas marcas registradas. Este processo é parte de um esforço contínuo para proteger as pessoas de phishing, roubo de credenciais e outras formas de golpes online”.

publicidade

Não é a primeira vez que o Facebook processa abre um processo devido ao registro de domínios enganosos. Em março deste ano a empresa processou a NameCheap e seu serviço de Proxy, Whoisguard, por permitir o registro de 45 domínios como instagrambusinesshelp.com, facebo0k-login.com e whatsappdownload.site.

Em outubro passado o alvo foi a OnlineNIC e seu serviço de privacidade ID Shield, que permitiram o registro de www-facebook-login.com e facebook-mails.com. “Ao mencionar nossos apps e serviços no nome dos domínios, a OnlineNIC e a ID Shield pretendem dar legitimidade a eles e confundir as pessoas. Esta prática é conhecida como “cybersquatting”, e a OnlineNIC tem um histórico de comportamento similar”, disse uma representante da empresa.

publicidade

Fonte: Bleeping Computer