São raros os recursos exclusivos de um sistema operacional, inexistentes no outro. Novidades que ganham popularidade em uma plataforma fatalmente são clonadas pelo concorrente. Com Android e iOS, não é diferente. O Android 11, que ganhou nesta quarta-feira (10) sua primeira versão beta pública, traz algumas novidades que já são velhas conhecidas dos usuários de iPhone.

Conheça esses novos recursos, como aponta o site The Verge:

Permissões e privacidade

Um dos recursos mais importantes de privacidade do iOS está na possibilidade de fornecer a um aplicativo permissões sensíveis, como acesso a microfone, câmera e localização, para um único uso.

publicidade

Desta forma, é possível garantir que um aplicativo não abuse da confiança do usuário e não comece a gravar conversas, fazer vídeos ou monitorar a localização de forma inadequada.

Com o Android 11, finalmente será possível fazer o mesmo. Quando um app solicitar autorização para utilizar recursos do celular, é possível permitir esse acesso apenas uma vez. Assim, todas as vezes que você abrir o aplicativo, será necessário reconfirmar as permissões, mas é possível garantir que essas permissões não são abusadas.

Gravação de tela (nativa)

Existem vários celulares Android que já saem de fábrica com esse recurso, que permite fazer um vídeo com o que está em exibição na tela do aparelho e do áudio emitido pelo smartphone. No entanto, até hoje o sistema operacional não contava com esse recurso nativo; ficava a cargo da fabricante implementar a função por conta própria.

É algo que também já era bastante comum entre os usuários de iPhone, disponibilizado pela Apple desde o iOS 11, e a maioria dos celulares da marca em uso atualmente tem suporte à ferramenta.

Controle para automação doméstica

O Google Assistente é ótimo para gerenciar dispositivos conectados, como lâmpadas, fechaduras, câmeras de segurança. No entanto, nem todo mundo quer usar voz para gerenciar esses aparelhos. Fazer ajustes depende de ter um app instalado para cada aparelho e abrir esse aplicativo só para acender a lâmpada da sala pode ser um incômodo.

 Com o Android 11, o sistema operacional já tem essa opção nativamente. Isso significa que você pode ligar sua lâmpada conectada a partir do menu do botão de energia do smartphone, sem precisar abrir um app específico da fabricante do aparelho.

Também é algo que já foi implementado em versões anteriores do iOS 10, quando a Apple implementou o HomeKit, agregando controles de todos os dispositivos domésticos conectados.

Uma nova interface para “prints”

O Android mudou a forma como lida com a captura de telas, se aproximando com o que a Apple introduziu no iOS 11. Agora, ao fazer um “print” do display, o sistema gerará uma prévia da captura no canto inferior, e cabe ao usuário tocar nesta prévia para acessar as opções para editar a imagem.

O Android 10 já tinha a opção de editar capturas quando elas eram feitas, mas isso era realizado por meio de uma notificação. Agora o sistema funciona de forma mais similar ao iPhone.

Controles de mídia

Uma opção nova do Android 11 está na reprodução de áudio. Se você tem caixas de som ou fones Bluetooth, ou um Google Home ou outra caixa de som com um Chromecast embutido, agora ficou mais fácil selecionar onde suas músicas ou podcasts serão reproduzidos.

O sistema traz um botão dedicado junto da interface de reprodução de áudio que permite selecionar o canal de reprodução, que se assemelha bastante ao botão de AirPlay presente no iPhone e no iPad.