A Adobe lançou nesta quinta-feira (11) um novo aplicativo chamado Photshop Camera, que é repleto de filtros muito elaborados para mudar tanto seu rosto como o mundo ao seu redor. Alguns desses filtros são bem interessantes: um faz parecer que você é parte de uma história em quadrinhos; outro te coloca dentro de um mundo esquisito de “Black Mirror”; e vários outros identificam o céu atrás de você e o substituem por uma lua mágica ou nuvens perfeitas.

O aplicativo é gratuito e funciona tanto no iOS quanto no Android. No entanto, apenas os modelos Pixel, Galaxy e OnePlus mais recentes suportam oficialmente o Photoshop Camera. A Adobe lançou uma prévia do app em novembro do ano passado.

Apesar do nome, o Photoshop Camera tem pouco a ver com o Photoshop. O app permite algumas alterações básicas nas fotos (contraste, exposição, saturação e assim por diante), mas a ideia é tirar uma foto, filtrar e sair. Se quiser fazer ajustes, um botão de varinha mágica faz automaticamente as alterações, para que você não precise se preocupar com as configurações reais. Vale ressaltar que o aplicativo não grava vídeos, o que é uma pena, considerando quantos efeitos legais estão disponíveis para usar nas fotos.

Reprodução

publicidade

Foto tirada com um dos filtros do Photoshop Camera. Imagem: The Verge

A maior dificuldade da Adobe é fazer as pessoas usarem seu aplicativo, em vez dos inúmeros filtros disponíveis nas redes sociais usadas no dia a dia. A aparência do Photoshop Camera é boa, mas a Adobe está competindo com praticamente todas as redes sociais com esse app, e tanto Snapchat quanto Instagram contam com diversos filtros legais.

No entanto, o CTO da Adobe, Abhay Parasnis, afirma que a equipe “não se vê em concorrência com aplicativos sociais ou de câmeras”. Segundo ele, no futuro, a empresa pode trabalhar em conjunto para inserir seus filtros em outros apps, talvez até embutidos na câmera de alguns aparelhos.

Reprodução

Foto tirada com um filtro do Photoshop Camera. Imagem: The Verge

Ao abrir o Photoshop Camera, você encontrará meia dúzia de filtros, a maioria com variações pelas quais você pode deslizar. O filtro Spectrum, por exemplo, pode dividir sua imagem em vários aspectos de cores, deixá-lo em algum vazio geométrico ou cobri-lo com listras esbranquiçadas. Alguns parecem ser apenas filtros de cores, sem muita grandiosidade, mas os filtros de rosto são mais elaborados.

A empresa pretende expandir a quantidade de filtros com o passar do tempo, incluindo alguns em parceria com artistas e criadores específicos. Há várias colaborações já no lançamento, inclusive uma com a cantora Billie Eilish, que faz o céu parecer estranho e chover seu logotipo Blohsh em você. 

Outro objetivo da Adobe é apresentar as pessoas a seu ecossistema por meio de aplicativos menores e menos intimidadores, esperando conseguir trazer algumas delas para as ferramentas profissionais pagas.

O Photoshop Camera já está disponível no Android e iPhone.

Via: The Verge