Elon Musk, CEO da SpaceX, frequentemente conversa com seus seguidores no Twitter. No último bate-papo, o empresário afirmou que está trabalhando em uma forma de fazer com que sua Starship aterrisse na Lua com segurança. “Estamos trabalhando em novas pernas. Posição mais ampla e capaz de nivelar automaticamente”. Musk afirmou que a intenção é pousar em superfícies rochosas ou contra ventos.

Respondendo ao youtuber Tim Dodd, o CEO explicou que uma variante da Starship está destinada a voltar à Terra – ou quem sabe ir a Marte – e será equipada com “propulsores avançados para estabilizar a nave ao pousar em ventos fortes”. Porém, para a nave lunar, “não é necessário nenhum campo de proteção ou grandes propulsores a gás”.

ReproduçãoProtótipo da Starship pega fogo. Foto: Nasa

Apesar da possibilidade de voltar ao planeta, a nave também pode ser usada como base para os astronautas, tanto na Lua como em uma possível colonização de Marte. “Não há necessidade de trazer de volta as primeiras espaçonaves. Elas podem servir como parte de uma base lunar alfa”, afirmou Musk.

publicidade

Quando estiver finalizada, a Starship terá capacidade para levar até 100 toneladas de carga ou, em outra configuração, 100 passageiros. Vale lembrar que, no fim de maio, o quarto protótipo da nave explodiu durante um teste de combustível. Já o quinto, chamado SN5, está prestes a ser testado.

Via: Futurism