A SpaceX está se preparando para seu terceiro lançamento espacial em duas semanas. Neste sábado (13) às 06h21 (horário de Brasília) um Falcon 9 decolará da Flórida carregando 58 satélites da constelação Starlink, além de três satélites de observação terrestre da Planet Labs.

Em 30 de maio a SpaceX fez história com o lançamento da Demo-2, missão que levou os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley à (ISS). Alguns dias depois, em 4 de junho, lançou 60 satélites da constelação Starlink.

Este será o primeiro lançamento do SmallSat Rideshare Program, programa da SpaceX que oferece uma “carona” para satélites de pequeno porte em missões da empresa, a preços reduzidos. Por isso a quantidade de satélites Starlink neste voo será menor: normalmente são lançados 60 deles por vez.

O primeiro estágio do foguete Falcon 9 que será usado já voou duas vezes, em missões de transporte de carga à Estação Espacial Internacional (ISS). Com esta missão, a SpaceX terá mais de 500 satélites Starlink em órbita. A Planet Labs chegará a 18 veículos.

publicidade

Como de costume, o lançamento será transmitido via streaming no site da SpaceX.

Fonte: CNet