EnglishPortugueseSpanish

A partir desta segunda-feira (15), o WhatsApp vai permitir enviar e receber dinheiro direto no aplicativo. Por enquanto, o Brasil é o primeiro país a receber a novidade – que está disponível para pessoas físicas e pequenas empresas. Será possível enviar dinheiro para amigos e familiares, além de realizar a compra de produtos oferecidos por empresas que utilizam o WhatsApp Business

O serviço, que é fornecido pelo Facebook Pay, conta com alguns parceiros que ajudaram a trazê-lo para o Brasil. Cielo, Visa, Mastercard, Banco do Brasil, Nubank e Sicredi estão entre os que trabalharam na viabilização da iniciativa.

publicidade

Para garantir a segurança das transações e evitar fraudes, antes de cada transferência será necessário informar um código PIN de seis dígitos previamente cadastrado ou a biometria do celular – funciona como outras transações financeiras feitas pelo celular.

103218689_822951448113151_8407790007228292338_n.png

No caso de transferência entre pessoas físicas, não haverá o pagamento de qualquer taxa pela transação – no entanto, só será possível utilizar cartões de débito. Além disso, usuários possuem um limite de envio de R$ 1 mil por transação e recebimento de até 20 pagamentos por dia no limite de R$ 5 mil por mês. 

No caso de empresas, é possível utilizar cartões de crédito e débito. Porém, o estabelecimento deverá pagar uma taxa por cada uma das transações. Todos os pagamentos serão processados pela Cielo. 

publicidade

Por conta dos parceiros iniciais, os usuários poderão utilizar apenas cartões de crédito e débito emitidos pelo Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. No entanto, a empresa informa que vai facilitar a entrada de novos parceiros no futuro. 

De acordo com o mensageiro, o objetivo é o de simplificar o ato de comprar. Ao oferecer a opção de pagar diretamente pelo aplicativo, o usuário pode, ao mesmo tempo em que olha o catálogo de um estabelecimento, finalizar o pagamento e combinar os detalhes da entrega sem precisar sair do aplicativo.

Transferência de dinheiro

De acordo com a empresa, enviar e receber dinheiro é simples. Em primeiro lugar, é necessário cadastrar um cartão válido dentro do próprio WhatsApp. Com a liberação do recurso sendo feita de forma gradual, a opção do Facebook Pay dentro das configurações do mensageiro deve aparecer em breve. 

Com o recurso disponível, é possível verificar os termos e condições de utilização do serviço, além de cadastrar a senha citada. Com a adesão à funcionalidade feita, basta cadastrar um cartão válido, inserir CPF e nome completo.

A partir disso, as conversas passarão a contar com a opção de solicitar dinheiro ou enviar as quantias. No futuro, a empresa informa que planeja que os mesmos dados de pagamento cadastrados pelo usuário possam ser usados em toda a família de aplicativos do Facebook.