A Nasa incendiou uma nave no espaço de propósito nesta terça-feira (16). O Projeto de Demonstração de Segurança Contra Incêndio em Naves Espaciais IV, ou Saffire IV, tem como objetivo entender como o fogo se comporta no espaço e se um “comedor de fumaça” e purificador de dióxido de carbono podem tornar as missões espaciais mais seguras para os futuros astronautas.

“Queremos pegar o que aprendemos das três primeiras experiências com a Saffire e ver como as chamas se espalham e crescem em outras condições da espaçonave”, afirmou Gary Ruff, gerente de projetos Saffire da Nasa. “Também carregamos o Saffire IV com mais equipamentos de diagnóstico para ver com que eficácia podemos detectar incêndios, medir produtos de combustão e avaliar futuras tecnologias de resposta e extinção de incêndios”, acrescentou.

publicidade

Enquanto os resultados do experimento são divulgados, a agência espacial divulgou um vídeo mostrando o teste. Confira:

A Nasa utiliza a espaçonave de carga Cygnus para esses testes já que, após levar experimentos, alimentos ou outros itens para a Estação Espacial Internacional (ISS), ela é deliberadamente destruída.

Os próximos experimentos Saffire estão agendados para outubro deste ano e março de 2021.

Via: Space