O estado de São Paulo está em fase de reabertura gradual, mas o coronavírus não dá sinais de que pretende ir embora tão cedo. O governo divulgou nesta terça-feira (16) um novo recorde de mortes registradas em um período de 24 horas, com 365 novos óbitos.

Junto dos novos óbitos, o governo de SP também anunciou 8.825 novos casos confirmados. Com os dados desta terça, os números totais chegam a 190.285 casos de Covid-19 e 11.132 óbitos.

publicidade

Não se sabe, no entanto, o quanto desse volume é resultado de um “represamento” de dados. O Brasil todo vê uma redução nas estatísticas do coronavírus aos fins de semana e segundas-feiras como resultado da redução da força de trabalho para processamento de testes. Às terças-feiras, no entanto, o ritmo volta a acelerar, e os números voltam a subir.

O governo de SP defende que o estado chegou a um “platô” da Covid-19 nas últimas semanas, registrando estabilidade no crescimento de casos e mortes. Será necessário acompanhar os números do restante da semana para analisar se os números realmente seguem estáveis ou se há um novo movimento de aceleração do coronavírus.

publicidade

Os números de SP também pressionam as estatísticas nacionais, já que o estado é o mais populoso do Brasil e concentra o maior número de casos e mortes. Os dados altos de SP tendem a impactar de forma pesada os dados diários divulgados pelo Ministério da Saúde, que nada mais são que um consolidado dos dados publicados pelas secretarias de saúde estaduais.