De todas as ferramentas do pacote Office, da Microsoft, o editor de planilhas Excel talvez seja a mais temida. Não por falta de nenhum recurso, mas é que para o usuário médio o software é o mais complicado de lidar. Porém, vencido o medo e dominadas suas ferramentas, o aplicativo pode ser uma mão na roda.

Para ajudar ainda mais na organização do orçamento dos usuários – e quem sabe assim sobrar mais dinheiro para pagar a mensalidade do Microsoft 365 – a empresa disponibilizou o modelo dinâmico Money in Excel, uma planilha inteligente que permite conectar com segurança suas contas bancárias, cartão de crédito, investimentos e empréstimos ao Excel e importar automaticamente suas informações de transações e contas do seu banco online.

publicidade

Assinantes do Microsoft 365 Personal ou Family podem baixar o modelo e conectar suas contas financeiras usando um plug-in seguro suportado pelo Plaid2 (por causa disso, o modelo inicialmente só é compatível com instituições financeiras dos EUA). Depois que as informações da sua conta forem verificadas, a pasta de trabalho será atualizada com o último histórico de transações e estará pronta para uso.

Se corretamente conectado e configurado, o Money in Excel importará automaticamente as informações de transação de todas as contas do usuário em diversas planilhas. Os dados apresentados em gráficos tornarão mais fácil a tarefa de rastrear hábitos financeiros (separados por categorias) para ajudar a controlar gastos e alcançar metas.

O Money in Excel ainda alerta sobre aumentos em assinaturas, alterações nos encargos bancários e cheque especial ou quaisquer grandes compras ocorridas durante o mês.