O rover Curiosity, que atualmente explora a cratera Gale, em Marte, fez recentemente uma pausa em seu trabalho científico para olhar para casa e fotografar a Terra e Vênus, juntos, no céu marciano.

A foto foi feita em 5 de junho deste ano, cerca de 1h15 minutos após o pôr do sol, usando a câmera do mastro (Mastcam) do robô. Segundo oficiais da Nasa, “ambos os planetas aparecem como meros pontos luminosos, devido a uma combinação da distância e poeira no ar. Normalmente eles se pareceriam com estrelas muito brilhantes”, assim como Vênus parece uma estrela para nós aqui na Terra.

Reprodução

Terra e Vênus (nos destaques) no céu marciano. Foto feita pelo rover Curiosity em 5 de Junho de 2020. Foto: Nasa

publicidade

O Curiosity explora o planeta vermelho há quase 8 anos, e já nos brindou com belas imagens da árida paisagem marciana, bem como informações científicas valiosas que apontam que no passado, Marte já teve rios e lagos como a Terra, com condições de abrigar vida.

Em fevereiro de 2021 a Nasa espera pousar em Marte um segundo rover, chamado Perseverance. Ele irá explorar a região da Cratera Jezero, um antigo possível delta de um rio, que poderia ter abrigado resquícios de vida passada.

Fonte: Space.com