Primeiro, o pessoal do Zoom disse que não iria oferecer criptografia de ponta a ponta para as contas gratuitas na plataforma. Agora, menos de 15 dias depois, a história mudou; a empresa anunciou, nesta quarta-feira (17), que todos os usuários das conferências em vídeo do Zoom terão o mesmo nível de proteção já oferecido para as contas pagas. A única ressalva é que as conversas em texto nos chats não estarão cobertas pela mesma tecnologia.

A empresa explica que estava tentando equilibrar a segurança dos usuários com capacidade de responsabilizar aqueles que usam o Zoom com más intenções. Um comunicado divulgado no blog da companhia diz que eles, finalmente, encontraram um meio legítimo para garantir a segurança de todos os usuários da plataforma e, ao mesmo tempo, prevenir e combater abusos na plataforma.

publicidade

Com a novidade, o Zoom vai exigir que os usuários gratuitos da ferramenta passem por um processo de verificação para habilitar a criptografia de ponta a ponta. Estar seguro tem seu preço: informações pessoais, como a verificação de um número de telefone por SMS, por exemplo. A versão beta da criptografia de ponta a ponta para todos os usuários começa a valer a partir de julho de 2020.