Em busca de tornar a energia renovável mais eficiente, a empresa britânica Highview Power está construindo uma enorme instalação de armazenamento que utiliza ar comprimido para fazer uma bateria gigante.

Quando a instalação estiver pronta, usará eletricidade excedente para comprimir um tanque a fim de transformar o ar em líquido. Dessa forma, o ar poderá ser descomprimido para alimentar uma turbina gigante, que permitirá que os habitantes da região continuem usando energia limpa, mesmo que os painéis solares e as turbinas eólicas não estejam funcionando por condições externas.

“Projetos como esses nos ajudarão a perceber o valor total de nossas energias renováveis de classe mundial”, disse Kwasi Kwarteng, ministro dos Negócios, Energia e Crescimento Limpo do Reino Unido. “E assegurará que residências e empresas ainda possam ser alimentadas por energia verde, mesmo quando o sol não está presente brilhando e o vento não está soprando”, completou.

Reprodução

publicidade

Armazenamento de energia. Imagem: Divulgação

Para incentivar o projeto da Highview Power, o governo do Reino Unido concedeu à empresa o valor de £ 9,9 milhões (aproximadamente R$ 66,7 milhões na conversão direta das moedas).

Além disso, a empresa está recrutando ex-engenheiros de petróleo e gás para que trabalhem no ramo da energia renovável.

“O principal concorrente não são outras tecnologias de armazenamento, mas combustíveis fósseis, pois as pessoas ainda querem continuar construindo usinas a gás e carvão hoje, por incrível que pareça”, afirmou Javier Cavada, CEO da Highview Power.

Depois que estiver pronta, a instalação deve ficar ativa por três a quatro décadas.

Via: Futurism