O Apple Watch faz muito sucesso desde o seu lançamento. Já em sua quinta versão, o relógio é considerado à prova d’água desde sua segunda geração. A própria empresa diz que ele pode ser usado “em atividades em águas rasas, como natação em piscinas ou mares”, não recomendando o uso para mergulhos, esqui aquático ou outra atividade que envolva água “em alta velocidade ou mergulho em grandes profundidades”.

Em caso de excesso de líquido, o relógio inteligente da Apple possui um sistema para expelir automaticamente a água pelos seus alto-falantes. Veja abaixo como isso funciona, no vídeo do youtuber Gavin Free, do canal The Slow Mo Guys:

Cada smartwatch da Apple vem com instruções sobre os procedimentos adequados ao molhar o acessório. No Apple Watch Series 1, considerado apenas “resistente à água”, a empresa aconselha colocar o dispositivo com o alto-falante para baixo sobre um pano não abrasivo e sem fiapos, e aguardar a água sair. O líquido pode reduzir o desempenho do alto-falante ou do microfone até evaporar completamente.

publicidade

Já a partir do Apple Watch Series 2, relógios definidos como à prova d’água, o dispositivo bloqueia a tela automaticamente para evitar toques acidentais. Após o exercício físico, basta girar o botão Digital Crown para desbloquear a tela e remover a água que estiver dentro do relógio. Caso o usuário desejar fazer o procedimento manualmente, é preciso deslizar o dedo para cima e abrir a “Central de Controle”. Depois, basta selecionar o “Bloqueio de água” e girar a Digital Crown.