Depois de lançar uma missão espacial em parceria com a SpaceX, a Nasa já está pensando nas próximas explorações do Sistema Solar. Agora, a agência pode estar se preparando para sua missão Trident, que consiste em explorar a lua que orbita Netuno, Tritão.

O objetivo será sondar o campo magnético do astro para determinar a presença de um oceano, além de mapear a totalidade de sua superfície usando satélites equipados com câmeras de alta resolução. 

publicidade

A exploração de Tritão pode ser particularmente útil devido aos seus comportamentos nada comuns. Ela orbita no sentido oposto à direção de Netuno e sua ionosfera é 10 vezes mais ativa do que em qualquer outra lua do Sistema Solar. 

Reprodução

Sonda Voyager 2 chegou a visitar Netuno há 30 anos. Foto: Nasa

Há 30 anos, a nave Voyager 2 chegou a visitar Netuno, mas visualizou apenas 40% da lua do planeta. A missão Trident pode, então, preencher muitas lacunas.

O lançamento da missão Trident está previsto para outubro de 2025. No entanto, levará muito tempo até que todos os mistérios acerca de Tritão sejam desvendados, já que o satélite deve se acoplar a Netuno somente em 2038.