Categoras: Notícias

Covid-19: rede laboratorial pretende realizar 100 mil testes por mês no país

Uma rede de laboratórios de doze universidades federais e uma estadual que se transformaram em centros de diagnóstico de testes de Covid-19 pode dobrar sua capacidade, chegando a 100 mil procedimentos por mês. 

A estimativa é do projeto encomendado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e que será coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também participam a UFF, UFPB, UFPE, UFG, Unifesp, UFSM, UFMS, UFRJ, Ufam, UFPR, Ufob e a UESC.

Cerca de R$ 32,5 milhões devem ser repassados à iniciativa, que reúne 118 pesquisadores, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) que analisa a proposta apresentada na terça-feira (23).

Kits para os testes por PCR serão fornecidos pela Fiocruz. Foto: Reprodução

A expectativa é que os sete laboratórios da UFMG sejam responsáveis por 30% dos 100 mil testes mensais previstos. Os kits para os testes por PCR serão fornecidos pela Fiocruz, por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), no Rio de Janeiro.

“Iniciativas como esta mostram a importância das universidades, especialmente em momentos como este. Com poucos recursos, elas conseguem criar estruturas, formar profissionais capacitados e desenvolver tecnologia. Imagine se nem isso tivéssemos?”, comentou o pró-reitor adjunto de Pesquisa da UFMG, André Massensini, que está à frente do projeto.

Via: G1

Esta post foi modificado pela última vez em 24 de junho de 2020 12:25

Compartilhar
Deixe seu comentário
Publicado por
Fabiana Rolfini