De acordo com Peter Hotez, reitor da Escola Nacional de Medicina Tropical da Universidade Bayllor, nos Estados Unidos, um ressurgimento “apocalíptico” do coronavírus pode estar prestes a atingir alguns estados do país. O Brasil segue pelo mesmo caminho. 

Flórida, Texas e Califórnia são alguns dos estados que vêm apresentando recordes diários de novos casos da Covid-19. Em Houston, cidade do Texas, por exemplo, os números caminham para se tornar os maiores dos Estados Unidos, que já está muito afetado no geral. “As grandes áreas metropolitanas parecem estar subindo muito rapidamente e alguns dos modelos estão prestes a ser apocalípticos”, contou Holtez.

Não por coincidência, os três são os estados mais populosos dos Estados Unidos que, combinados, colocam mais de 27% da população estadunidense em risco. Ainda falando sobre Houston que, de acordo com Holtez, deve quadruplicar suas infecções por coronavírus nas próximas duas semanas, o aumento dos casos pode criar uma pressão catastrófica no sistema de saúde, como a que aconteceu em Nova York anteriormente.Reprodução

Coronavírus nos Estados Unidos. Imagem: Getty Images

publicidade

“Isso é realmente preocupante e, à medida que esses números aumentam, estamos vendo aumentos proporcionais no número de hospitalizações e internações em UTI”, disse Hotez. “Você chega ao ponto em que sobrecarrega as UTIs e é aí que a mortalidade aumenta”, completou.

No Brasil, segundo país do mundo mais afetado pela pandemia da Covid-19, a situação não é muito diferente. Enquanto a taxa de contágio voltou a subir, São Paulo, maior estado brasileiro, bateu, pelo segundo dia consecutivo, o recorde de diagnósticos positivos em 24 horas nesta quinta-feira (25), com 9.765 registros, além de 407 mortes no mesmo período.

Via: Futurism