O Safari 14, próxima versão do navegador da Apple e que vai acompanhar o iOS 14, vai permitir o uso do Face ID ou Touch ID para fazer login em sites com suporte ao recurso. A funcionalidade é construída no componente WebAuthn do Fido2 e deve tornar o login em sites tão fácil quanto em aplicativos.

O WebAuthn é uma API para tornar os logins na web mais fáceis e seguros. Ao contrário das senhas, que são facilmente descobertas e vulneráveis a ataques de phishing, o componente usa criptografia e biometria para verificar a identidade. Para que seja possível o uso do Face ID ou Touch ID, é necessário que os sites adicionem o suporte individualmente.

publicidade

A funcionalidade é semelhante à que foi adicionada anteriormente ao Android. O sistema ganhou a ferramenta no ano passado, o que fez com que o acesso a alguns serviços no Chrome fosse feito sem precisar usar senhas.

Além das rivais, a Microsoft também está colocando peso no Fido2. A empresa anunciou no ano passado que pretende excluir o uso de senhas no navegador Edge do Windows 10.

publicidade

Via: The Verge