Como parte da operação “De onde fala”, a Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp) da Receita Federal em São Paulo, com apoio da prefeitura, apreendeu mais de 4 mil smartphones em shopping popular na capital paulista.

A ação aconteceu na última quinta-feira (25), e estimativas preliminares avaliam a carga apreendida em R$ 8 milhões. Além da perda das mercadorias apreendidas, os responsáveis devem ser representados pelo crime de descaminho.

No mesmo dia, Polícia Rodoviária Federal apreendeu mais de 1,1 mil celulares contrabandeados, escondidos em uma carga de roupas na rodovia Régis Bittencourt, em Registro (SP). A carga, avaliada posteriormente em R$ 1,54 milhão, tinha como destino a mesma região de comércio popular da rua 25 de março, em São Paulo.

De acordo com a Receita Federal, ação de quinta teve foco em telefones celulares novos sem origem lícita. A prática, de acordo com as autoridades, lesa importadores que atuam legalmente e subtrai os empregos legítimos gerados pela atividade legal, além de desviar recursos que seriam recolhidos aos cofres públicos.

publicidade

Receita Federal/Divulgação

Aparelhos apreendidos na operação “De onde fala”. Imagem: Receita Federal/Divulgação