Enquanto a presença de acelerômetros e giroscópios em smartwatches detectam os movimentos feitos pelas mãos dos usuários, uma patente registrada pela Apple sugere que os dispositivos inteligentes podem passar a escanear as veias dos pulsos para detectar gestos.

Encontrada pelo AppleInsider, a patente descreve um cenário em que um dispositivo com um ou mais sensores “capta imagens das mãos dos usuários” e, em seguida, usa essas capturas para descobrir as posições das veias para interpretar gestos e a localização dos dedos.

mao-apple.jpg

Sistema detecta a posição das veias dos usuários. Foto: United States Patent and Trademark Office

publicidade

As aplicações da funcionalidade são diversas e podem ser realmente úteis. Imagine um cenário em que você precisa verificar notificações e não pode falar. Gesticular no ar pode ajudá-lo com essa tarefa. Apesar de ter sido registrada em 2018, a patente nunca se mostrou tão atual devido ao momento em que vivemos.

Os Apple Watches atuais parecem ser capazes de realizar esse tipo de função. Além da luz verde típica usada pela maioria dos dispositivos de pulso inteligentes, o sensor cardíaco implementado também pode usar infravermelho – e ambos são mencionados na patente.

Por conta disso, não é um exagero pensar que os sensores do Apple Watch podem ser usados para digitalizar as veias. Porém, a medição pode não ser tão precisa, já que a patente sugere que sensores adicionais devem estar presentes na alça do relógio.

apple-watch.jpg

Dispositivo pode precisar de mais sensores para realizar as medições. Foto: United States Patent and Trademark Office

Além da opção dos gestos, a implementação de uma tecnologia do tipo pode ser útil para os campos da realidade virtual e aumentada. Por exemplo, pode ser possível utilizar o Apple Watch como um complemento de um par de óculos de realidade virtual.

Como sempre ocorre, as patentes oferecem um vislumbre das ideias de uma empresa para o futuro. Por conta disso, tudo o que é mostrado nesses documentos pode sofrer alterações até que seja lançado – além de poder ser totalmente descartado. De qualquer forma, é uma iniciativa bastante interessante e que pode ser implementada em algum momento do futuro.

Via: GizModo