O Facebook e a Oculus tentam a todo custo criar dispositivos de realidade virtual mais finos e confortáveis para os usuários. Aparentemente, as empresas conseguiram se aproximar do ideal. São aparelhos tão fáceis e leves que é como se fossem um par de óculos de sol.

A tecnologia criada consegue diminuir a espessura das lentes colocadas no dispositivo. As empresas conseguiram um vidro muito mais fino do que os habituais de LCD ou OLED utilizados até então. Isso foi possível graças a um sistema de dobramento óptico baseado em polarização que move a luz para frente e para trás várias vezes.

publicidade

Com a implementação dessa tecnologia, é possível oferecer melhorias visuais. Embora o protótipo reproduza imagens monocromáticas, o Facebook promete uma gama de cores mais ampla e imagens mais vívidas quando a tecnologia estiver pronta.

Reprodução

publicidade

Facebook busca óculos mais compactos que os atuais. Foto: iStock/ DragonImages

Além disso, a ideia é melhorar a resolução dos óculos para atingir o “limite da visão humana” e eliminar os pixels visíveis. O campo de visão oferecido, no entanto, deve ser o mesmo dos dispositivos já existentes.

publicidade

Apesar do estágio avançado do projeto, o visual ainda deve passar por alguns refinamentos. Além da modificação das cores, o Facebook terá de lidar com alguns problemas enfrentados pelos dispositivos já lançados, como duração de bateria, conexões com alguns aparelhos e compatibilidade.

Ainda assim, pode valer a pena esperar pelo lançamento dos novos óculos. Isso deve apresentar o próximo passo da experiência de realidade virtual.

publicidade

Via: Engadget