A Apple quer que o iPhone seja um dos poucos – se não o único – objetos no seu bolso. Além de substituir a carteira para pagamentos e até a chave do carro, agora a empresa planeja uma forma de incluir documentos de identificação como passaporte e carteira de habilitação dentro do celular.

Os planos foram encontrados pelo site AppleInsider ao analisar patentes registradas pela empresa chamadas “Oferecendo verificações de identidade de usuário” e que descrevem um sistema que consegue gravar, transmitir e confirmar informações de identificação de uma pessoa.

publicidade

De acordo com os documentos, o sistema seria capaz de coletar os dados, conferir com informações armazenadas em um servidor externo, e declarar se aquelas informações procedem. Em resumo, ele pode checar se as informações de um passaporte são realmente suas para liberar ou bloquear acesso.

Reprodução

Apesar dos documentos falarem especificamente em passaportes, o sistema teria capacidade de conferir também outros tipos de documentos, como RGs, carteiras de habilitação e mais.

Não é de hoje que a Apple busca formas de incluir documentos de identidade nos iPhones. Em uma entrevista concedida em 2019, Jennifer Bailey, vice-presidente de serviços de internet e do Apple Pay, comentou a ideia, mas destacou a dificuldade, já que autenticação de documentos é algo que precisa de parceria com governos.

Via: AppleInsider