Os tecidos robóticos, criados já há algum tempo, poderiam ter diversas aplicações se não fossem limitados por máquinas externas volumosas e necessárias ao seu funcionamento. Pensando nisso, uma equipe de pesquisadores de Harvard desenvolveu um robô baseado em têxteis que pode se autorregular, sem que precise ser conectado a equipamentos externos.

Chamado de STAT (sigla para Smart Thermally Actuating Textiles ou Têxteis Inteligentes que Atuam Termicamente, em português), o tecido robótico é composto por bolsas hermeticamente fechadas preenchidas por um fluido conhecido como Novec 7000, que, quando aquecido, evapora e se expande em até 100 vezes para transformar o formato do tecido. Ao ser resfriado, condensa e volta ao seu estado inicial.

publicidade

Para eliminar a necessidade de uma máquina externa, os pesquisadores entrelaçaram fios eletronicamente condutores banhados a prata que, em conjunto com as roscas aplicadas às extremidades, servem como elementos de aquecimento para transformar a fase do Novec 7000 de líquida para gasosa.

publicidade

“Com um controlador integrado de ‘feedback de malha fechada’, os STATs mantêm sua pressão autonomamente, mesmo quando colocados em ambientes em que a temperatura externa flutua, como perto de um tubo de ar que resfria ativamente o sistema”, explicou Christopher Payne, coautor do STAT.

Os pesquisadores informaram que o tecido pode ser fabricado a granel e em formatos arbitrários, para que se adeque a um grande número de aplicações, de almofadas responsivas para cadeiras de roda a roupas dinâmicas para desfiles de moda.

publicidade

Via: Engadget