O Google vem aos poucos adicionando o modo noturno a diversos dos seus serviços, e agora foi a vez dos aplicativos Documentos, Planilhas e Apresentações no Android ganharem a versão escura.

A versão mais recente dos aplicativos que fazem parte do pacote de produtividade do Google no Android começou a ser distribuída nesta segunda-feira (6), e deve chegar aos poucos até todos os usuários. A previsão do Google é que a liberação da novidade demore até duas semanas.

Caso você já tenha a novidade e queira ativar o modo escuro, basta entrar nas configurações do aplicativo e depois em Configurações e Temas para encontrar a opção.

publicidade

É possível configurar o aplicativo tanto para exibir um modo escuro (ou claro) por conta própria, quanto definir para ele seguir as configurações do sistema – ou seja, se o seu Android estiver com modo escuro, o app também estará. Mas se você mudar o Android para o claro, não precisará mexer nas configurações dos aplicativos também.

Melhor para os olhos e para a bateria

O modo escuro nos celulares e computadores não serve apenas para dar um visual diferente aos aplicativos. Ele também é melhor para os olhos dos usuários, assim como pode ajudar a reduzir o consumo de bateria.

Para a nossa visão, a tela com tons predominantemente escuros torna consideravelmente mais confortável a leitura durante a noite, especialmente quando também estamos em locais escuros. É menos luz indo direto para os seus olhos no momento em que eles estão mais sensíveis.

Já em relação à bateria, o recurso diminui o consumo de bateria em displays OLED ou AMOLED, já que, nesses casos, cada ponto na tela tem sua própria fonte de luz, e elas podem se acender ou apagar dependendo do que a imagem exibida no painel pede. Isso significa que quando a imagem for majoritariamente preta, os pixels ficarão apagados, poupando a bateria do seu smartphone.

Via: GSuites Updates