Pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, desenvolveram um “robô multilíngue incorporado com rotor duplo de transformação aérea com vários graus de liberdade” de sigla DRAGON, que consiste basicamente em um drone alongado capaz de mudar de forma enquanto voa.

Qualquer robô projetado para se mover em espaços internos tem a habilidade de desviar de obstáculos. O DRAGON, no entanto, também consegue modificar sua estrutura para se encaixar em buracos e espaços estreitos.

Em um vídeo compartilhado no Instagram, é possível ver como o drone, longo e parecido com um dragão robótico, se comporta. O DRAGON se mantém voando por cerca de três minutos e, assim que encontra um espaço onde possa entrar, se modifica para se encaixar da melhor forma.

publicidade

O robô é alimentado por ventiladores e feito de módulos vinculados, que permitem que o DRAGON se transforme. Inclusive, o drone sabe automaticamente como e quando precisa mudar de forma.

“[É] uma inovação no design de hardware que, de maneira bonita, conecta um braço de manipulação a um robô aéreo acionado por ventilador”, disse Fan Shi, um dos criadores do DRAGON. “Estou realmente ansioso por suas aplicações e pesquisas adicionais”.

Aos investidores do DRAGON, o robô é uma promessa no que diz respeito à mobilidade de objetos em locais fechados e estreitos.

Via: In The Know