Municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nos estados do Norte, Nordeste, Minas Gerais e Goiás ganharão acesso à internet por meio de serviço de banda larga da TIM.

A medida faz parte de acordo firmado na terça-feira (7) entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a empresa de telefonia móvel. Foi estabelecido um termo de ajustamento de conduta (TAC) que converte multa de R$ 639,9 milhões, aplicada pela agência reguladora, em investimentos da TIM para ampliar o acesso à internet no país.

Segundo a Anatel, a estimativa é de que três milhões de pessoas sejam beneficiadas. A lista dos 350 municípios escolhidos, com menos de 30 mil habitantes, está disponível no site da operadora.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, divulgou o acordo em sua conta no Twitter:

publicidade

 

 

Banda larga no Brasil

O termo assinado pela Anatel e TIM terá vigência de quatro anos. Até a metade do período, 80% da infraestrutura deverá estar instalada. Apesar de comemorar o feito, Faria ressaltou que ainda há muito o que fazer para ampliar o acesso à banda larga no Brasil.

“Ainda temos o desejo de atingir 40 milhões de brasileiros sem cobertura”, declarou. Segundo nota da Anatel, o ministro classifica como urgente alcançar um quinto do território nacional sem internet de banda larga.

Para o presidente da Anatel, Leonardo Euler, a assinatura desse primeiro TAC, que representará investimentos de R$ 385 milhões é fruto da nova postura da agência reguladora, de trazer benefícios diretos para a população ao invés do eterno debate judicial em torno das multas.

Via: Agência Brasil/Teletime