EnglishPortugueseSpanish

Um meteoro iluminou os céus de cidades no Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS) no final da tarde desta quinta-feira (9). 

O fenômeno foi flagrado pelo empresário Anderson Dal Lago perto do aeródromo de Santa Maria (MS), por volta das 18h, no horário de Brasília. As imagens foram disponibilizadas ao site Campo Grande News. Apesar de ter sido rápido, é possível ver uma “bola de fogo” com brilho muito forte no fundo da imagem. Alguns moradores afirmaram terem ouvido um barulho no momento da passagem do meteoro.

publicidade

Reprodução

Momento em que o meteoro aparece sobre o aeródromo de Santa Maria (MS). Imagem: Reprodução

A visualização desses fenômenos no hemisfério sul começa a ser mais comum a partir do segundo semestre do ano, e uma grande chuva de meteoros é esperada no próximo dia 29.

O vídeo foi enviado a Giovanni Rescigno, integrante do Exoss MS, um programa que estuda imagens de fenômenos como esse. Rescigno avaliou o conteúdo e afirmou ao site que a passagem do meteoro durou 3,5 segundos, com o objeto se desintegrando na atmosfera na sequência.

Reprodução

Mapa mostra trajeto do meteoro. Imagem: Divulgação/Exoss MS

Segundo Rescigno, a intensidade do brilho (magnitude) do fenômeno chegou a -11. Para efeito de comparação, a magnitude da Lua, quando em seu brilho máximo, alcança -12,9. A avaliação do Exoss MS, porém, foi inconclusiva quanto ao tamanho e velocidade do meteoro.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), esse fenômeno acontece quando uma partícula ou grão de poeira penetra na atmosfera terrestre. Em média, esses resíduos chegam a uma velocidade entre 100 km/h e 200 km/h. O atrito com os gases da alta atmosfera faz com que essas partículas atinjam altas temperaturas e entrem em combustão, causando o forte brilho que vemos.

Via: Campo Grande News