O primeiro supercarro da Hyperion Motors movido a hidrogênio está prestes a chegar às ruas: a montadora promete apresentar seu XP-1 ao mundo em agosto. O lema do veículo é “tecnologia espacial nas estradas”, já que, segundo a fabricante, o automóvel usa tecnologia desenvolvida pela Nasa.

Por enquanto, pouco se sabe sobre o XP-1: a única imagem divulgada do veículo mostra uma silhueta curvilínea iluminada por luzes azuis. Todos os detalhes do desenvolvimento têm sido mantidos em segredo pela empresa.

publicidade

Como o resultado da combustão do hidrogênio é vapor d’água, veículos que usam esse combustível não emitem gases nocivos ao meio ambiente. Elon Musk, CEO da Tesla, critica a tecnologia e diz que “é muito difícil produzir hidrogênio, armazená-lo e usá-lo em um carro”.

Mesmo assim, a Hyperion não é a única montadora a apostar no uso do hidrogênio como combustível. A Toyota testou um caminhão com ele em 2017 e a Hyundai apresentou um veículo em outubro passado. Atualmente, a Nikola desenvolve uma picape movida a hidrogênio nos Estados Unidos.