Há meses, autoridades de saúde vêm ressaltando a importância das máscaras de proteção como medida para conter o avanço da pandemia da Covid-19. Em uma videoconferência do Journal of the American Medical Association, o diretor do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, Robert Redfield, afirmou que acredita que o uso obrigatório de máscaras pode ajudar a controlar a expansão da doença em dois meses.

“Se todos nós fizermos isso rigorosamente, poderíamos realmente trazer esse surto de volta para onde ele precisa estar”, afirmou Redfield. O diretor do CDC enfatizou que usar uma máscara “não é uma questão política – é uma questão de saúde pública”, chamando-a de “responsabilidade pessoal” para todos.

publicidade

“Eu realmente acredito que se o público norte-americano adotar as máscaras agora e nós realmente o fizermos rigorosamente… Acho que se conseguirmos que todos usem uma máscara agora, realmente penso nos próximos quatro a seis ou oito semanas, podemos controlar esta epidemia”, completou Redfield.

publicidade

Na semana passada, um novo estudo realizado na Alemanha observou que uma cidade chamada Jena conseguiu reduzir em 40% a taxa de crescimento dos casos do novo coronavírus apenas tornando obrigatório o uso de máscaras de proteção.

Em outro projeto, pesquisadores da Escola de Engenharia e Ciência da Computação na Universidade Atlântica da Flórida, nos EUA, realizaram uma simulação para demonstrar visualmente a eficácia das máscaras em impedir a transmissão de doenças como a Covid-19.

publicidade

Os pesquisadores conectaram a cabeça de um manequim a uma máquina de fumaça, e usaram uma bomba para expelir vapor pela boca do boneco. O movimento das partículas de fumaça foi visualizado usando um laser verde, fazendo com que elas pareçam fluorescentes nas imagens.

publicidade

Os resultados mostram que sem uma máscara, as gotículas expelidas pela tosse viajam quase 4 metros em menos de um minuto. Mas com uma máscara, essa distância é reduzida para apenas alguns centímetros em média.

Redfield ainda disse estar preocupado com a aproximação das estações de outono e inverno no Hemisfério Norte, quando a temporada de gripe começa. O diretor do CDC enfatizou a importância da vacina contra a gripe, “porque acho que esses dois patógenos respiratórios ao mesmo tempo têm o potencial de estressar nosso sistema de saúde”.

Via: ABC News