Um dos principais desafios para a Nasa em sua missão para enviar novamente humanos à Lua é pensar qual seria a melhor “moradia” para eles. Ideias anteriores para habitats lunares já incluíram tendas infláveis, bases subterrâneas e até fungos gigantes.

Agora, por meio de uma parceria com a agência espacial japonesa Jaxa, a Nasa parece ter encontrado a melhor opção para abrigar as pessoas no astro: um rover pressurizado como se fosse um trailer para a Lua.

A Jaxa já trabalha com a Toyota há pouco mais de dois anos em uma versão de motorhome para ser usada na Lua, no entanto, a Nasa estava, até então, preocupada com o orçamento. Diante de cortes de financiamento e dos altos objetivos do atual governo para um pouso na Lua, a agência americana agora vê o veículo espacial japonês como uma maneira de chegar lá sem precisar desenvolver seu próprio veículo a partir do zero.

Reprodução

publicidade

Protótipo do veículo lunar desenvolvido pela Toyota e JAXA. Foto: Toyota/Jaxa

Desenvolvimento do veículo lunar

Quando a Jaxa anunciou o veículo em 2019, ele acomodava apenas duas pessoas. As configurações do automóvel de seis rodas até então eram: aproximadamente 6 metros de comprimento, 5 de largura e cerca de 13 m² de ambiente habitável.

Ainda não está claro, no entanto, se serão feitas modificações para transformar o veículo espacial em um habitat, ou se os colonos lunares terão que se contentar em viver amontoados.

As empresas esperavam que o veículo pressurizado estivesse pronto apenas em 2029, para ser lançado em 2030. Com a Nasa agora no jogo, e pressionada a levar uma missão tripulada à Lua até 2024, o desenvolvimento do “trailer lunar” terá de ser acelerado.

 

Via: Futurism