A Nasa e a Agência Espacial Europeia publicaram nesta quinta-feira as imagens mais próximas já capturadas da superfície do Sol. Os registros foram feitos pela sonda Solar Orbiter e mostram um fenômeno até então desconhecido: pequenas chamas na superfície da estrela.

Elas são milhões ou até bilhões de vezes menores e menos intensas do que erupções massivas que ocorrem periodicamente no Sol. Cientistas da Nasa e da ESA acreditam que a descoberta pode ajudar astrônomos a aprofundarem seus estudos sobre a atmosfera solar, a Corona.

As imagens foram capturadas a 77 milhões de quilômetros da superfície do Sol – aproximadamente a metade da distância entre a estrela e a Terra. A missão está em busca de registros dos polos solares, pontos que ainda não foram explorados por nenhuma outra expedição espacial.

Cientistas estimam que a sonda ainda deve se aproximar mais da superfície do Sol e chegar a 42 milhões de quilômetros de. Por isso, esperam-se fotos ainda mais próximas do que as reveladas nesta quinta-feira.