EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Bob Behnken e Doug Hurley, os primeiros astronautas a viajar à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo de um veículo comercial – a cápsula Crew Dragon da SpaceX – já têm data para voltar: 2 de agosto, por volta das 16h (horário de Brasília). Pelo menos foi a estimativa dada pelo administrador da Nasa, Jim Bridenstine, que ainda alertou que a confirmação da data dependerá do clima.

Segundo o oficial de assuntos públicos do Johnson Space Center da Nasa, Kyle Herring, a cápsula está programada para desacoplar da ISS por volta das 20h do dia 1º. A recuperação dos astronautas marca a conclusão da missão Demo-2 da agência espacial em parceria com a SpaceX, iniciada com o lançamento do foguete Falcon 9, a partir da Flórida, em 30 de maio.

Com o sucesso da missão, que de acordo com Steve Stich, gerente do Programa de Tripulação Comercial da Nasa, superou as expectativas, a próxima missão, Crew-1, levará quatro pessoas. Mas a Nasa ainda pretende revisar minuciosamente os dados da Demo-2 antes de avançar para a próxima fase da parceria – um processo que espera levar cerca de seis semanas.

publicidade

Na última terça-feira, o foguete Falcon 9, que lançará o Crew-1, chegou às instalações de processamento da SpaceX na Flórida, para passar pelos preparativos finais para a missão. A tripulação será formada pelos astronautas Victor Glover, Michael Hopkins, Shannon Walker e Soichi Noguchi da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa).

“O veículo está indo muito bem”, afirmou Stich, completando que a Crew Dragon entregou resultados “um pouco melhores do que o previsto”. A cápsula poderia passar mais 100 dias ancorada – bem mais do que o necessário para o seu retorno.

Via: CNBC