O jornalista Geoff Keighley teve um privilégio que muitos gostariam de ter: ele testou o controle DualSense do PlayStation 5. E, pela descrição dele, a Sony acertou nas mudanças feitas em relação ao antigo DualShock 4.

Keighley postou o vídeo de 25 minutos com observações sobre o DualSense no canal do The Game Awards, premiação de games idealizada pelo jornalista. Ele testou o jogo Astro’s Playroom, que virá instalado em todas as unidades do PS5.

publicidade

Do ponto de vista técnico, o DualSense aposta em feedback háptico, que permitirá diferentes tipos de vibrações dependendo da sensação de imersão que o desenvolvedor quer passar. Além disso, o controle tem algo que a Sony descreve como “gatilhos adaptáveis”, incorporados aos botões R2 e L2, que permite “sentir a tensão das suas ações, como sacar um arco para atirar uma flecha”.

publicidade

Em suas observações sobre o tempo que passou com o controle, Keighley confirmou que os gatilhos adaptáveis realmente adicionam mais “sensações” ao controle, e que o recurso tem potencial de transformar o gameplay dos jogos nos próximos anos. O jornalista também elogiou o feedback háptico, dizendo que adiciona mais camadas ao rumble e permite “sentir o gelo, ou a areia” ao andar em terrenos, por exemplo.

Apesar do controle ser maior do que o DualShock do PS4, Keighley disse que a diferença de peso não é muito grande, e que o DualSense é mais ergonômico e se encaixa melhor nas mãos do que o antigo controle.

publicidade

E quando o PS5 vai ser lançado?

No vídeo, Keighley também entrevistou Eric Lempel, vice presidente sênior da Sony Interactive Entertainment, divisão de games da empresa. O executivo afastou a possibilidade das vendas do PS5 começarem logo, e disse que a Sony detalhará tudo no futuro.

“Vamos deixar vocês saberem quando a pré-venda vai começar. Não é algo que vai acontecer a qualquer momento”, explicou.

publicidade

A Sony já falou bastante sobre o PS5: conhecemos alguns dos principais games, a aparência do console, e agora vimos o controle de perto. Falta só a Sony divulgar preço e data de lançamento. Em relação ao último, a empresa só diz que o console sai até o fim do ano. E, sobre o primeiro, até agora nada.

Via: Cnet