Educadores e alunos de escola primária à faculdade contam agora com um novo conjunto de ferramentas ofertadas pela Apple. Anunciada em 9 de julho, a medida visa auxiliar os educadores a ensinar Swift e Xcode – as mais recentes iniciativas educacionais da empresa -, além de um novo curso de aprendizado profissional para Develop in Swift, disponível para os docentes sem nenhum custo.

 

apple_coding-programs-for-educators-and-students_07092020.jpg

A ferramenta possibilita aos alunos aprender a codificar de qualquer lugar. Fonte: Apple

publicidade

De acordo com Susan Prescott, vice-presidente de negócios da Apple, a empresa trabalha ao lado de educadores há 40 anos. “Estamos orgulhosos de ver como o Develop in Swift e Everyone Can Code foram fundamentais para ajudar professores e alunos a causar impacto em suas comunidades”, frisa.

O curso foi desenvolvido para complementar a necessidade de educadores de ciência da computação nos EUA e ajudar aos instrutores de todos os níveis de habilidade a desenvolver conhecimento básico para ensinar o desenvolvimento de aplicativos com Swift. Para isso, a nova série conta agora com quatro livros, “Develop in Swift Explorations”, “Develop in Swift AP CS Principles” e “Develop in Swift Fundamentals”, disponíveis na Apple Books e “Develop in Swift Data Collections”, que será lançado neste outono na plataforma.

Público-alvo

Além dos educadores, a iniciativa é voltada para estudantes do ensino médio e superior e se concentra no Develop in Swift, uma linguagem de programação de código aberto poderosa e intuitiva projetada pela Apple; e o Xcode no Mac, para os codificadores novos e experientes. Já para os alunos mais novos, de 4 a 8 anos, o modelo de ensino será pelo Everyone Can Code, da Apple, que usa quebra-cabeças e jogos para ensinar os elementos básicos da codificação no Swift por meio do aplicativo Swift Playgrounds.

Novos livros

A empresa também anunciou o lançamento do seu próximo conjunto de livros em seu currículo Everyone Can Code. Os alunos aprenderão sobre os importantes conceitos de programação utilizados no desenvolvimento de aplicativos enquanto trabalham em lições mais desafiadoras no Swift Playgrounds. Nomeado de “Everyone Can Code Adventures”, o livro foi desenvolvido para estudantes que já concluíram o “Everyone Can Code Puzzles”,e oferece oportunidades mais avançadas para criar com o código Swift.

Cursos para educadores

Conforme foi observado pela Apple, menos de 50% de todas as escolas secundárias americanas oferecem aulas de ciência da computação e muitos estudantes universitários não conseguem participar dos cursos necessários para se formar, de acordo com a Associação de Professores de Ciência da Computação. Para ajudar, a empresa disponibilizou no dia 13 de julho um novo curso de aprendizado profissional online gratuito para os docentes, ministrado por especialistas.

Por meio da iniciativa, instrutores vão adquirir as habilidades necessárias para ensinar o Swift e o Xcode, tornando este um curso introdutório ideal para o ensino do currículo Develop in Swift. Além de alunos e educadores, os cursos também estão sendo oferecidos aos pais.

 

Via: TechCrunch