Na última terça-feira, as gigantes da tecnologia Amazon, Google e Microsoft foram processadas nos Estados Unidos por coletar dados indevidamente. As três empresas utilizam imagens de rostos humanos para aprimorar suas tecnologias de reconhecimento facial, mas, dependendo do estado de residência dos usuários, essa atividade necessita de permissão por escrito.

Os processos partiram dos cidadãos Steven Vance e Tim Janecyk. Eles alegam ter visto seus rostos incluídos na base dados “Diversity In Faces”, da IBM, sem autorização. Por serem de Illinois, seus dados são protegidos pela lei “Biometric Information Privacy Act”. Promulgada em 2008, ela torna ilegal a coleta, armazenamento e uso de dados biométricos de residentes do estado, a menos que seja feita uma declaração formal de consentimento.

Segundo a acusação, ao coletar as informações faciais, as empresas expuseram os cidadãos de Illinois a riscos de privacidade. Por isso, Steven e Tim pedem a quantia de cinco mil dólares para cada imagem utilizada, assim como a remoção completa de seus dados biométricos da plataforma.