Um grupo de cientistas da Universidade Martin Luther de Halle-Wittenberg, na Alemanha, pretende descobrir exatamente como o novo coronavírus se espalha em multidões. Para isso, eles tiveram a ideia de realizar um teste com pessoas reais, em um show simulado dentro de um estádio.

O experimento, batizado de Restart-19, envolverá quatro mil voluntários que devem atuar em três testes distintos. Os grupos serão divididos e cada um deles vai praticar um grau diferente de distanciamento obrigatório entre os membros da audiência.

A ideia dos cientistas é sediar um evento que muitas pessoas sentem falta e, ao mesmo tempo, identificar os riscos da realização de algo assim. Isso pode ser útil para que estádios e grandes áreas possam ter orientação sobre como reabrir e manter as recomendações das autoridades de saúde.

Obviamente, os cientistas não vão colocar quatro mil pessoas dentro de um local com um risco real de contaminação. De acordo com o site do projeto, todos os voluntários serão testados antes e depois do experimento, receberão uma embalagem de desinfetante para as mãos e terão de usar máscara o tempo todo.

publicidade

Testes

Como dito, serão três cenários de testes, em que cada um se diferencia pelo número de pessoas envolvidas e a distância entre elas – sendo que o terceiro estágio deve ocorrer com metade da audiência, ou seja, duas mil pessoas.

Todos os participantes terão um dispositivo de rastreamento de contatos que mostra o quão perto estão dos outros voluntários. Além disso, o frasco de desinfetante de mãos não é comum, ele possui uma formulação fluorescente especial, para que os cientistas possam usar luz UV para ver em quais superfícies as pessoas mais tocam.

De maneira irônica, os cientistas parecem ter uma boa noção de como impedir que a doença se espalhe. Muitas das medidas de segurança impostas para o teste – como permitir que as pessoas tirem a máscara para comer e beber apenas do lado de fora do local – também ajudariam a manter as pessoas seguras durante um evento verdadeiro durante a pandemia.

Via: Futurism