O Spotify introduziu nesta terça-feira (21) um novo recurso que oferece suporte a reprodução de podcasts em vídeo na plataforma. A novidade está disponível para produtores selecionados pelo aplicativo e contempla usuários assinantes e não assinantes. De acordo com a empresa, a proposta é aprofundar conexões entre ouvintes e criadores de conteúdo.

Para acompanhar um vídeo, basta ao usuário pressionar o botão de “play” do episódio escolhido no aplicativo mobile ou no desktop. O clipe é iniciado automaticamente já com o áudio sincronizado. No smartphone, o vídeo aparece na barra de reprodução e pode ser ampliado com um simples toque do usuário.

Reprodução

Interface de reprodução de vídeo no Spotify no mobile (Android). Imagem: Olhar Digital

publicidade

No desktop, o vídeo aparece inicialmente na parte superior da página, em tamanho reduzido. No canto esquerdo superior há a opção de visualizar o clipe em tela cheia.

Reprodução

Interface de reprodução de podcast em vídeo no desktop. Imagem: Olhar Digital

Em segundo plano

Um dos destaques da ferramenta de vídeos de podcasts no Spotify é o funcionamento em segundo plano. Isso significa que mesmo que um celular seja bloqueado, ou caso o ouvinte esteja em outras páginas e aplicativos, ainda é possível acompanhar o áudio do conteúdo sem interrupções.

A iniciativa sugere um movimento do serviço de streaming sueco para aumentar a concorrência com o YouTube. A plataforma do Google já é um antigo canal de podcasts em vídeos. Porém, diferente do novo recurso do Spotify, apenas assinantes do YouTube Premium podem reproduzir conteúdos em segundo plano.

O Spotify informou que não é possível baixar os vídeos dos podcasts, porém o usuário ainda pode fazer o download do áudio normalmente. A empresa também listou alguns dos podcasts que já apresentam o recurso: Book of Basketball 2.0, Fantasy Footballers, The Misfits Podcast, H3 Podcast, The Morning Toast, Higher Learning with Van Lathan & Rachel Lindsay, and The Rooster Teeth Podcast

Vale lembrar que nem todos os episódios das séries já acompanham vídeos, uma vez que a ferramenta ainda está em fase inicial de implementação e depende dos produtores selecionados produzirem materiais para cada programa.