Se você costuma utilizar senhas como sua data de aniversário, nome ou número de telefone pessoal, pode estar correndo mais riscos do que imagina. Especialistas em segurança digital descobriram um algoritmo utilizado por hackers, capaz de descobrir facilmente combinações simples e não confiáveis.

O departamento de análise da Positive Technologies examinou logins e senhas de 96% das grandes empresas. Segundo Ekaterina Kilyusheva, líder do grupo da pesquisa, combinações no formato “mês/ano” – extremamente vulneráveis – foram encontrados em pelo menos um terço de cada empresa. Somente em uma companhia, mais de 600 usuários utilizavam o modelo.

Mesmo a combinação de “nome e aniversário” pode comprometer a segurança da conta. É recomendável evitar também senhas simples como nomes de parentes ou parceiros, além de palavras curtas e popularmente evidentes ou óbvias.

top-10-unsecure-passwords.jpg

publicidade

Segundo o blog da Avast, combinações óbvias em sequência figuram entre as 10 senhas mais vulneráveis. Foto: Avast

 

Mas como pensar uma senha segura? Para evitar se tornar um alvo fácil de invasores virtuais, listamos 4 dicas que podem aumentar a segurança do password.


1. Opte por senhas longas ou frases

Utilize senhas de, no mínimo, 8 caracteres. Pode parecer besteira para você, mas o acréscimo de alguns dígitos aumenta consideravelmente a possibilidade de combinações. Outra dica de profissionais de segurança da informação, é a utilização de frases, o que pode facilitar a memorização como senha. 

2. Use números e caracteres especiais

Combinações com números no lugar de letras e com códigos especials no meio da senha também dificultam o cenário dos invasores. Em muitos sites e redes sociais, adicionar tais elementos pode elevar o patamar de sua senha para “segurança alta”. Uma outra possibilidade é apelar para sites geradores de senha, como o Gerador de Senhas do Olhar Digital.

3. Troque a combinação de tempos em tempos

Se possível, mude a senha a cada dois ou três meses. O método funciona mais como forma de prevenção.

4. Guarde sua senha

Anotar em um papel pode não ser uma boa ideia, além da chance de perder, é possível que você esqueça onde o guardou. Para aqueles que não conseguem memorizar tantas senhas, sites e aplicativos podem dar uma forcinha.

Os chamados gerenciadores de senhas são efetivos e armazenam as informações em formato criptografado.

Quer uma senha segura? Conheça o Gerador de Senhas do Olhar Digital

Via: E Hacking News