A música clássica é, por vezes, interpretada como não acessível, entretanto, a tecnologia deve facilitar esse acesso aos curiosos ou mesmo agradar ainda mais os amantes do gênero musical. O serviço de streaming Primephonic traz uma proposta simples, tornar o clássico mais acessível para a maior parte das pessoas. 

O aplicativo por assinatura conta com um vasto catálogo de músicas clássicas, dividido em categorias gerenciáveis. No aplicativo, é possível encontrar músicas separadas por época, além dos destaques para novos álbuns. Entretanto, o serviço vai além, e também traz podcasts sobre o gênero, playlists introdutórias e temáticas, bem como perfis detalhados dos principais compositores.

Primephonic conta com várias playslists temáticas de música clássica. Imagem: Pixabay

Para os iniciantes

O podcast Classical Encounters, por exemplo, explica em 5 episódios o contexto por trás das músicas clássicas da era barroca do século XX. Cada um deles apresenta a história da época, intercalada com trechos musicais em discussão. Se preferir, o usuário também poderá ouvir uma playlist com as principais melodias do período.

No cotidiano, é possível aproveitar também as playlists temáticas do streaming feitas especialmente para momentos de relaxamento, trabalho, estudo, viagens etc. Segundo o curador do streaming, Guy Jones, a música clássica “não é uma música como qualquer outra”. Ele defende que é possível apreciá-la em segundo plano, entretanto, o profissional aconselha: “se você realmente deseja tirar o melhor proveito disso – há tantos detalhes e tantas camadas – de vez em quando fones de ouvido e não faça mais nada, apenas sente-se e ouça ativamente”.

publicidade

Ficou interessado? O aplicativo está disponível nas lojas oficiais da Apple do Google, e custa US$ 9.99/mês (R$ 50,88/mês em conversão direta). 

Fonte: CNET