A Apple liberou nesta quarta-feira (22) a terceira versão beta do iOS 14. Além de introduzir novos recursos à plataforma de testes do sistema operacional, a atualização sugere que o iPhone 12, a próxima linha de smartphones da empresa, pode contar com um modelo equipado com tela de 5,4 polegadas.

A informação parte de uma análise do site 9to5Mac, que leva em conta detalhes do novo código no que toca a ferramenta Display Zoom (ou Zoom de Tela). Trata-se do recurso que permite usuários de alguns modelos do iPhone aumentarem as dimensões de botões e ícones dos dispositivos.

publicidade

Na prática, o Display Zoom altera toda a interface do sistema de um iPhone para as proporções de um modelo com tela menor. Por exemplo, se um usuário possui um iPhone de display de 5,5 polegadas, o Zoom Mode (ou Modo Zoom em tradução livre) permite a ele ajustar a interface para padrões de 4,7 polegadas.

Reprodução

Rumores recentes indicam quatro modelos do iPhone 12, com telas de 5,4 a 6,7 polegadas. Imagem: Reprodução

Embora tenha sido introduzida no iPhone 6, a ferramenta não está presente no iPhone X, uma vez que este modelo apresenta apenas um tamanho de tela de 5,8 polegadas. Como resultado, explica o 9to5Mac, a Apple nunca trabalhou com proporções menores a essa medida. Porém, no iOS 14 Beta 3 a companhia adicionou o Display Zoom, pela primeira vez, no iPhone X, iPhone XS e no iPhone 11 Pro.

A novidade despertou a curiosidade do 9to5Mac. O veículo usou um simulador de iOS para testar novas resoluções da interface do sistema operacional e identificou que agora a plataforma funciona corretamente até uma proporção limite de 960 x 2079 pixels. Em vias de comparação, o iPhone X trabalha com 1125 x 2436 pixels.

Para o site, a descoberta corrobora com rumores de que o iPhone 12 terá uma versão de 5,4 polegadas. Vazamentos recentes indicam que a linha de celulares da Apple contará com quatro modelos: o iPhone 12, de 5,4 polegadas; os iPhones 12 Max e 12 Pro, ambos com 6,1 polegadas; e o iPhone Pro Max, com 6,7 polegadas.

Uma tela de 5,4 polegadas com uma resolução de 960 x 2079, no entanto, significa uma densidade de pixels mais alta do que a encontrada em modelos atuais do iPhone com telas LCD. Por isso, o 9to5Mac diz que não se pode destacar a possibilidade da Apple testar resoluções ainda mais reduzida para o iPhone 12, inclusive uma configuração com 640 x 1386, que promoveria a proporção de pixels comum a outros celulares da empresa.

Fonte: 9to5Mac