O estado de São Paulo segue em quarentena. O governador João Doria anunciou nesta sexta-feira (24) a prorrogação das medidas de contenção ao coronavírus na região por mais duas semanas, com novo prazo previsto até 10 de agosto.

Apesar do prolongamento das medidas de isolamento, o estado mantém ativo o Plano São Paulo, que prevê reabertura gradual ou enrijecimento das normas de contenção dependendo da situação de cada região do estado. Neste momento, a capital se encontra na “fase amarela”, que permite funcionamento de boa parte do comércio, bares e restaurantes, mas com medidas de distanciamento e horários reduzidos. O interior, por sua vez, encontra-se em sua maioria na nas fases vermelha ou laranja, que prevê restrição mais profunda das atividades.

O interior de São Paulo tem sido apontado justamente como o causador do mau momento do estado no controle do surto de Covid-19. Apesar de a região metropolitana viu queda no número de internações, que permitiram até mesmo fechar o hospital de campanha aberto no estádio do Pacaembu, o estado continua registrando um alto número de novos casos e mortes.

Reprodução

publicidade

Mesmo com os números preocupantes do interior, uma parte da região avançou no Plano São Paulo para a laranja. As áreas de Campinas e Araçatuba migraram da fase vermelha para a laranja, enquanto a região de Araraquara saltou da laranja para a amarela. Nenhuma área viu retrocesso. Mantiveram-se na fase vermelha as regiões de Ribeirão Preto, Franca e Piracicaba.

Até o momento, o estado registra os maiores números absolutos de casos e mortes em todo o país. Os dados mais recentes do Ministério da Saúde indicam que São Paulo já tem 452.007 casos confirmados, com 20.894 óbitos

Eventos cancelados e adiados

Diante do descontrole do vírus, vários eventos previstos para acontecer na cidade de São Paulo foram definitivamente cancelados ou adiados. Entre os eventos que não acontecerão mais estão a parada do orgulho LGBT e a Marcha Para Jesus, que haviam sido adiadas, mas agora foram canceladas definitivamente. Da mesma forma, o GP de Interlagos da Fórmula 1 também foi descartado para este ano.

Já o Carnaval de 2021, que aconteceria no início de fevereiro, foi postergado para uma data a ser definida. A prefeitura de SP prevê a realização do evento em maio ou em julho, descartando, porém, a chance de que a celebração ocorra no mês de junho.